Com 160 delegados presentes, encontro destacou a importância da escuta da sociedade civil para fortalecer políticas públicas em Goiás
A cidade de Goiânia sediou, nos dias 29 e 30 de agosto, a 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Goiás, um dos mais importantes espaços de debate sobre políticas públicas voltadas à equidade racial no estado.
O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito (CEDHIRCOP) em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) e da Superintendência de Igualdade Racial. Realizada no Hotel Umuarama, a conferência recebeu delegados de diferentes regiões do estado. Todos os representantes oriundos de municípios do interior foram hospedados no próprio hotel, o que possibilitou maior integração e participação nas atividades.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes de instituições como Janaina Fernandes, assessora especial do Ministério da Igualdade Racial, e a senhora Rosa Negra, representando o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), a subsecretária da SEDS, Silvana Cruz Fuini e da superintendente de Direitos Humanos da pasta, Ana Luisa Freire. Também participaram representantes do sistema de justiça, entre elas o Ministério Público de Goiás, a Defensoria Pública do Estado, o Tribunal de Justiça de Goiás.
No aspecto cultural, a noite de abertura foi marcada pela apresentação do grupo Sociedade Black e pela performance da cantora Thaina Janaina, acompanhada pelo violonista Leandro Mourão, que emocionaram o público presente com interpretações que ressaltaram a força da cultura negra.
Presidindo a conferência, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito, Michael Felix, destacou a importância do momento de escuta e construção coletiva: “Este momento de conferência é fundamental para que o poder público possa ouvir a sociedade civil com todos os seus anseios, principalmente os representantes de municípios do interior, que estão normalmente distantes das discussões políticas de âmbito estadual”, afirmou.
A palestra magna foi ministrada pelo promotor de Justiça Dr. Paulo Otoni, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itaberaí-GO, reconhecido por sua atuação e engajamento na pauta da igualdade racial no estado. Sua fala trouxe reflexões sobre os desafios do enfrentamento ao racismo estrutural e institucional e reforçou a necessidade de fortalecer políticas públicas de equidade.
A conferência estadual foi precedida por uma ampla mobilização, com 12 etapas municipais, 2 regionais e 1 intermunicipal, reunindo lideranças comunitárias, sociedade civil e gestores públicos. Entre os municípios que sediaram etapas preparatórias estiveram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Valparaíso, Senador Canedo, Itumbiara, Mineiros, Caiapônia, Abadia de Goiás, Santa Cruz e a cidade de Goiás. Além disso, etapas regionais foram realizadas em Águas Lindas de Goiás – com participação de Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás – e em Uruaçu, que reuniu representantes de Goianésia, Minaçu, São Luiz do Norte e Barro Alto. Já a etapa intermunicipal ocorreu em Cavalcante, envolvendo também Monte Alegre de Goiás.
Nos dois dias da conferência estadual, 22 municípios participaram com delegações oficiais, somando 160 delegados. Os debates tiveram como foco a construção de diretrizes para o fortalecimento de políticas públicas que garantam a promoção da igualdade racial, o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional e a valorização da diversidade étnico-cultural em Goiás.
Ao final da conferência, a plenária elegeu 40 delegados que representarão o estado de Goiás na 5ª CONAPIR, que será realizada em Brasília entre os dias 15 e 19 de setembro, reunindo cerca de 1500 delegados de todo o país.
Nota Rede Social
A 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Goiás foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Umuarama, em Goiânia. O encontro reuniu 160 delegados de 22 municípios e contou com a presença de autoridades estaduais, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça.
A abertura teve apresentações culturais do grupo Sociedade Black e da cantora Thaina Janaina, acompanhada pelo violonista Leandro Mourão. Presidindo a conferência, Michael Felix, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, ressaltou a importância do evento: “Este momento é fundamental para que o poder público possa ouvir a sociedade civil, principalmente os representantes do interior, que muitas vezes ficam distantes das discussões estaduais”.
Fotos: Ògan Assogbá Luiz Alves





Nos dois dias da conferência estadual, 22 municípios participaram com delegações oficiais, somando 160 delegados.